Estudo do gênero textual notícia e a utilização de tecnologias no ensino em sala de aula

  • Gabriel de Sousa Sutil UEL
Palavras-chave: notícia, produção, ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de Estágio realizado em um colégio estadual da região central de Londrina, nas turmas 7°A e 7°B, trazendo observações acerca da utilização da Tecnologia EDUCATRON e do RCO – Registro de Classe Online, usados como base e influência no processo metodológico, demonstrando como o educador acaba “preso” ao conteúdo apresentado por essas ferramentas, e relatar nossa experiência nas atividades com o gênero notícia. Durante as aulas de regência, procedemos à análise e ao desenvolvimento de notícias com os alunos, com destaque para as características e estrutura desse gênero textual. Apresentamos como exemplo de notícia um recorte do jornal online “SENSACIONALISTA” (jornal online que apresenta notícias inventadas com dados fora do contexto, como um alívio cômico) com a finalidade de mostrar uma “notícia distorcida” para os alunos, sem que estes soubessem que se tratava de uma “notícia falsa” até o final das atividades. O objetivo das atividades com o gênero notícia foi, além de tratar da estrutura do gênero, apresentar os cuidados com o tratamento da informação veiculada. O desenvolvimento da aula e as atividades, com material físico, sem a utilização do EDUCATRON, despertou grande interesse nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES FILHO, Francisco. Gêneros Jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Edione Teixeira de; FERREIRA, Loane Alves; GOMES, Antônio; SANTOS, José Olímpio dos. Aluno na Aprendizagem: uma possibilidade de sucesso no processo ensino aprendizagem. Em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-cumplicidade-entre-professor-e-aluno-na-aprendizagem-uma-possibilidade-de-sucesso-no-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em 01 de junho de 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
Desastre natural que acontece todo ano é imprevisível, dizem autoridades. Sensacionalista, 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/blogs/humor/sensacionalista/post/2023/02/desastre-natural-que-acontece-todo-ano-e-imprevisivel-dizem-autoridades.ghtml . Acesso em: 25 de Maio de 2023.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de; ZANUTTO, Flávia. Gêneros do Jornal em Contexto de Vestibular: condições de produção para notícia, artigo de opinião e carta do leitor. In: BARROS, Eliana Merlin de; STORTO, Letícia Jovelina (orgs). Gêneros do Jornal e Ensino: práticas de letramento na contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2017.
PROTAZIO, Beatriz Yoshida. Gênero textual notícia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/genero-textual-noticia. Acesso em: 25 de maio de 2023.
Publicado
2023-11-03