A formação do aluno como indivíduo (social): combatendo uma estrutura social de invisibilidade estudantil através da literatura
Resumo
O estudo a seguir propõe uma análise dos diversos tipos de vivências individuais encontradas nos alunos de ensino fundamental II, em uma escola pública no centro de Londrina (PR). Durante o estágio curricular obrigatório, como docentes em formação, observamos o modelo de funcionamento organizacional do colégio e, a partir dos estudos de Mosé (2013) e de suas teses em relação ao modo como as instituições e profissionais do ensino moldam o caráter social do discente, buscamos compreender como a formação do próprio aluno como indivíduo pode influenciar na humanização ou desumanização do sujeito social. Em decorrência disso, este trabalho visa analisar de que maneira a gestão escolar impacta a metodologia de ensino do professor de literatura - seguindo o trabalho realizado por Dias e Souza (2016). Como resultado da experiência do estágio, propomos soluções humanizadas através de uma abordagem da literatura em sala de aula na qual o aluno é o protagonista.
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Referências
DIAS, Ana Crelia. SOUZA, Raquel. A leitura literária no segundo segmento do ensino fundamental: a identidade do professor em questão. Terra Roxa e Outras Terras, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa.
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