A formação do aluno como indivíduo (social): combatendo uma estrutura social de invisibilidade estudantil através da literatura

  • Giovanna Brombini Oliveira UEL
  • Sandy da Rocha Locatelli UEL
Palavras-chave: estágio obrigatório, literatura, estudante

Resumo

O estudo a seguir propõe uma análise dos diversos tipos de vivências individuais encontradas nos alunos de ensino fundamental II, em uma escola pública no centro de Londrina (PR). Durante o estágio curricular obrigatório, como docentes em formação, observamos o modelo de funcionamento organizacional do colégio e, a partir dos estudos de Mosé (2013) e de suas teses em relação ao modo como as instituições e profissionais do ensino moldam o caráter social do discente, buscamos compreender como a formação do próprio aluno como  indivíduo pode influenciar na humanização ou desumanização do sujeito social. Em decorrência disso, este  trabalho visa analisar de que maneira a gestão escolar impacta a metodologia de ensino do professor de literatura - seguindo o trabalho realizado por Dias e Souza (2016). Como resultado da experiência do estágio, propomos soluções humanizadas através de uma abordagem da literatura em sala de aula na qual o aluno é o protagonista.

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Referências

CANDIDO, Antonio. Direito à literatura. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
DIAS, Ana Crelia. SOUZA, Raquel. A leitura literária no segundo segmento do ensino fundamental: a identidade do professor em questão. Terra Roxa e Outras Terras, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa.
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LOUZADA, Maitê; SORICE, Gabriela. Antonio Candido defendia a literatura como direito humano básico. Notícias UFMG, 10 dez. 2018. Disponível em: ufmg.br/comunicacao/noticias/antonio-candido-defendia-a-literatura-como-direito-humano-basico#:~:text=Para%20Antonio%20Candido%2C% 20a%20literatura.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios do contemporâneo. 5. ed. Civilização Brasileira, 2013.
PARANÁ, GOVERNO. Registro de Classe Online da rede de ensino (RCO) + Escola digital - Professor. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/rco_mais_aulas.
Publicado
2023-11-04