O texto dissertativo-argumentativo em etapas: uma experiência no ensino médio
Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar uma experiência realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR, no ano de 2022. A partir deste trabalho, pretende-se demonstrar que o ensino, após uma pandemia, continua sendo gratificante e de extrema valia, principalmente para os jovens. Ademais, busca-se relatar a experiência com a produção de um texto dissertativo-argumentativo, isto é, a redação, feita em etapas, algo que denominamos de sequência de atividades didáticas. Além disso, espera-se, com este artigo, contribuir para a área da educação, uma vez que houve a realização de aulas dialogadas, mas sem perder o foco principal do ensino; isso fez com que os alunos sentissem confiança nos estagiários, o que deixou o trabalho ainda mais recompensador e satisfatório. Com base nisso tudo, uma boa experiência sobre a regência será abordada, demonstrando que um bom professor deve, acima de tudo, confiar em seus alunos. Esta pesquisa se baseia em Libâneo (1990), Platão e Fiorin (1996), Bechara (2009), entre outros.
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Referências
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
COSTA, Marcos Rogério Martins; COELHO, Patrícia Margarida Farias. A produção escrita na sala de aula: trabalhando com textos argumentativos. In: Revistas Intersecções. v.6. n. 9. 2013. Disponível em: https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1126. Acesso em: 22 abr. 2022.
FIORIN, José Luiz; PLATÃO SAVIOLI, Francisco. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo; CORRÊA, Vilma Reche (Orgs.). Textos dissertativos-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: Cebraspe, 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/download/59211892/E-BOOK_-_TEXTOS_DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS_120190511-37286-1jnohx7.pdf#page=51. Acesso em: 10 jun. 2022.
KOCH, Ingedore Grünfeld Villaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.