O ensino prático do gênero textual notícia
Resumo
Este artigo apresenta o ensino do gênero textual notícia, aplicado de forma prática, para facilitar a aprendizagem e despertar o interesse do aluno pelo assunto abordado. Essa experiência foi possível, por meio das observações e das regências feitas durante o estágio, nas aulas de Língua Portuguesa e de produção de texto, de duas turmas do sétimo ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual, localizada na região central de Londrina. A linha de pesquisa deste trabalho está relacionada ao estudo dos gêneros textuais, aplicado ao ensino do gênero textual notícia. A escolha do tema vem da necessidade de buscar modelos pedagógicos facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem para alunos e professores, que possam estimular a autonomia do aluno, para que se torne um cidadão crítico e atuante.
Downloads
Referências
DIANA, Daniela. Gênero Textual Notícia. Toda Matéria. [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-noticia/. Acesso em 26 mar. 2023.
FRANCISCO FILHO, Geraldo. Panorâmica das tendências e práticas pedagógicas. 2. ed. rev. Campinas: Editora Alínea, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico social dos conteúdos. 28. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1985.
OLIVEIRA, Neil Armstrong Franco de; ZANUTTO, Flávia. Gêneros do Jornal em Contexto de Vestibular: condições de produção para notícia, artigo de opinião e carta do leitor. In: BARROS, Eliana Merlin de; STORTO, Letícia Jovelina (orgs). Gêneros do Jornal e Ensino: práticas de letramento na contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2017.
PROTAZIO, Beatriz Yoshida. Gênero textual notícia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/genero-textual-noticia. Acesso em: 25 de Maio de 2023.