Efeito retroativo na Educação por meio do texto dissertativo-argumentativo
Resumo
Quanto ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, vê-se que os gêneros escolares são ensinados com prioridade, visando a atender as demandas estipuladas pelas instituições responsáveis pelos processos seletivos de ingresso no Ensino Superior. Assim, objetiva-se analisar o efeito retroativo por meio do gênero escolar texto dissertativo-argumentativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso, apresentando correlação entre as teorias circunscritas a noções de texto, redação e produção de texto e a experiência tida no estágio curricular obrigatório de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina. São levantadas reflexões quanto ao reconhecimento da escrita do texto dissertativo-argumentativo como uma redação endógena; o forte norteamento do efeito retroativo de avaliações externas nas escolas; e a viabilidade de (re)pensar o trabalho com o gênero textual de maneira proveitosa, associando as demandas a uma aprendizagem significativa.
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Referências
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