Quando a ex-aluna se torna estagiária

  • Letícia Chokr Rodrigues UEL
Palavras-chave: estágio obrigatório, docência, retomada

Resumo

O estágio obrigatório enquanto componente curricular na graduação de Língua Portuguesa permite um estudo aprofundado do processo educacional. O seguinte trabalho visa apresentar os paralelos observados entre a experiência de estudo no ensino fundamental nos anos de 2013 e 2014 e a retomada ao colégio em 2023, dez anos depois, agora com a perspectiva da docência nas turmas de sexto e sétimo ano de um colégio particular da cidade de Londrina/PR. Como resultado, o objetivo é entender as dificuldades dos docentes dentro da sala de aula – e os desafios de lidar com as diferenças. Como o estágio é a prática assistida pelos superiores da graduação, o estudante se vê na posição de quem não sabe tudo, por isso precisa dialogar com a escola e os alunos. A discussão é embasada principalmente através do pensamento de Gadotti (2004), Rossini (2012) e Arantes (2003).

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Referências

ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e cognição: rompendo a dicotomia na educação. Videtur, n. 23, p. 5-16, 2003. Disponível em: http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire – pensamento e ação no magistério. São Paulo: Scipione, 2004.
ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Aprender tem que ser gostoso... 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
______. Pedagogia afetiva. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Publicado
2023-11-04