Reflexões sobre a Educação como forma de dominação e liberdade
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos das restrições cívico-militares e da pandemia da COVID-19 nos processos de ensino-aprendizagem, interação interpessoal e desenvolvimento cognitivo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Além disso, será abordada a eficiência do reforço positivo e aproximação professor-aluno no melhoramento da dinâmica interativa e da assimilação teórica dos conteúdos ministrados de Língua Portuguesa. É importante destacar que o trabalho é um relato do Estágio Curricular obrigatório realizado no 3º ano do curso de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2022. Como sustentação teórica, Scalabrin e Molinari (2013) servirão de alicerce para o diálogo entre teoria e prática aplicadas durante o período de observação e regência do estágio; enquanto Selma Garrido Pimenta e Paulo Freire auxiliarão na compreensão da educação como objeto de formação crítica. Outros autores serão mencionados para fins de enriquecimento teórico.
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Referências
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREUD, Sigmund. O eu e o id, autobiografia e outros textos (1923 - 1925). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. 3. A importância da prática do Estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista científica do centro universitário de Araras, V. 7, n. 1, 2013. Disponível em: http://revistaunar.com.br/cientifica/volumes-publicados/volume-7-no1-2013. Acesso em: 28 jun. 2022.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15.