Poesia de cordel na sala de aula: desafios e obstáculos

  • Natalia Afonso Nunes UEL
  • Yasmin S. de Oliveira UEL
Palavras-chave: poesia, cordel, ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a experiência de estágio em dupla, realizado em colégio estadual, nas turmas de 7º ano, como requisito para a disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental: orientação e prática, com observações acerca do RCO (Registro de Classe Online) e das metodologias utilizadas por essas plataformas, levando-nos à observação de como há influência dessas ferramentas na defasagem de ensino dos alunos, das turmas acompanhadas. Para as aulas de regência, ocorreu o desenvolvimento de um projeto de literatura de cordel, tendo como destaque alguns autores, como Sírlia Lima e Aristóteles Lima. Iniciamos com os conceitos básicos de poema e poesia, para que os alunos pudessem entender as várias formas de se produzir um cordel. Analisamos cordéis com vários temas: seca, terror e outros. Os alunos produziram seus cordéis e encerramos as atividades com a leitura dos cordéis produzidos, um varal com a exposição dos cordéis e uma oficina de xilogravura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-11-04