Escolas cívico-militares no Paraná: um modelo em debate
Palavras-chave:
escolas cívico-militares, gestão compartilhada, disciplina escolarResumo
O presente trabalho foi estruturado com base na experiência vivida no Colégio Cívico-Militar Monsenhor Josemaría Escrivá, Londrina-PR, frente à implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares no Paraná na referida instituição de ensino. O objetivo desse artigo é analisar os aspectos positivos e negativos referentes a esse programa que visa sua implementação em regiões com grande vulnerabilidade social e violência, priorizando um ensino de qualidade que prepara os alunos para a vida em sociedade, valorizando a autonomia, a empatia, o respeito, a disciplina, a hierarquia e o patriotismo, sem impacto pedagógico, ou seja, os docentes que atuam nessas instituições não sofrem interferência militar, assim, não ocupam o lugar dos profissionais de educação. Porém, muitas promessas feitas aos pais e responsáveis de crianças e jovens que estudam nessas instituições, não foram cumpridas.