Escolas cívico-militares no Paraná: um modelo em debate

Autores

  • Mariléia Cardoso de Miranda C. E. C-M. Monsenhor Josemaría Escrivá

Palavras-chave:

escolas cívico-militares, gestão compartilhada, disciplina escolar

Resumo

O presente trabalho foi estruturado com base na experiência vivida no Colégio Cívico-Militar Monsenhor Josemaría Escrivá, Londrina-PR, frente à implementação do   Programa das Escolas Cívico-Militares no Paraná na referida instituição de ensino. O objetivo desse artigo é analisar os aspectos positivos e negativos referentes  a esse programa que visa sua implementação em regiões com grande vulnerabilidade social e violência, priorizando um ensino de qualidade que prepara os alunos para a vida em sociedade, valorizando a autonomia, a empatia, o respeito, a disciplina, a hierarquia e o patriotismo, sem impacto pedagógico, ou seja, os docentes que atuam nessas instituições não sofrem interferência militar, assim, não ocupam o lugar dos profissionais de educação. Porém, muitas promessas feitas aos pais e responsáveis de crianças e jovens que estudam nessas instituições, não foram cumpridas.

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Publicado

2024-10-31

Edição

Seção

Mesa-Redonda Ensino de L. Portuguesa e Literatura em Contextos Cívico-Militares