Experiência no ensino médio em educação integral: vantagens e desvantagens
Resumo
O presente artigo relata a experiência do estágio realizado nas aulas de Língua Portuguesa de duas turmas do segundo ano do Ensino Médio em período integral, em uma escola estadual localizada na região central de Londrina. Esta experiência permitiu a análise das vantagens e desvantagens da educação em tempo integral, destacando também a importância do estágio para os alunos do curso de Letras Português. O objetivo é oferecer uma visão mais abrangente e equilibrada sobre essa temática, proporcionando insights valiosos para educadores, pais e alunos. Esta oportunidade proporcionou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade, com ênfase nos benefícios profissionais gerados para os futuros professores. O texto abordará as vantagens da educação em período integral, destacando como a permanência prolongada do aluno na escola pode propiciar um aprendizado mais enriquecedor. Além disso, serão discutidas as desvantagens, considerando os possíveis efeitos negativos na qualidade de vida dos estudantes. Serão destacados alguns aspectos levantados por meio de um questionário aplicado aos alunos sobre essa temática. Também serão abordados os desafios associados à implementação desse modelo de educação.
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Referências
SANTAIANA, Rochele da Silva. A emergência da educação integral contemporânea no Brasil. Curitiba: Appris Editora, 2023, p. 125 e 182.