Os desafios do uso das plataformas na educação básica paranaense
Palavras-chave:
plataformização, tecnologia, educaçãoResumo
O uso das plataformas digitais é uma realidade na educação brasileira e o Paraná, especificamente, emprega vários programas educacionais plataformizados, os quais são alvos de crítica entre os educadores. Assim, esse artigo busca responder às preocupações atuais de parte dos professores paranaenses, representados nesse artigo por meio da perspectiva de professores de língua portuguesa e literatura. Nesse trabalho, o discurso desses educadores será contraposto ao discurso da mantenedora estadual, SEED, responsável pela execução e pela avaliação dessas plataformas. Também buscar-se-á pensar os procedimentos de uso das plataformas em relação à proposição de pesquisadores e de documentos oficiais como a BNCC. Questões como a padronização de gêneros textuais, o acervo limitado de títulos literários e a dificuldade de acesso operacional às plataformas, além da questão da ênfase na avaliação quantitativa, que cria uma fixação de metas inalcançáveis, serão discutidas nesse artigo.
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