A plataformização na educação pública do Paraná: impactos na autonomia docente e no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Alexandre Henrique Silvestre Domingues IEEL - Instituto de Educação Estadual de Londrina

Palavras-chave:

plataformização, autonomia docente, tecnologia educacional

Resumo

Este artigo analisa os impactos da plataformização no ensino público do Paraná, com foco nas práticas pedagógicas e na autonomia docente. A partir da experiência do autor como professor da rede estadual, são discutidos os aspectos positivos e negativos do uso obrigatório de plataformas digitais, como Redação Paraná, Leia Paraná e Quizizz. A plataformização é abordada como uma ferramenta que, embora promova familiaridade com recursos tecnológicos e facilite o monitoramento do aprendizado, também impõe desafios como a perda de autonomia docente, a dependência de infraestrutura tecnológica e a falha na correção automatizada de atividades. O artigo destaca a necessidade de equilíbrio entre inovação tecnológica e práticas pedagógicas tradicionais, reforçando a importância do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem.

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Referências

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Publicado

08.08.2025

Edição

Seção

Mesa-Redonda "Plataformização no ensino de Língua Portuguesa e Literatura"