Ensino e plataformas digitais no Paraná: caminhos e obstáculos

Autores

  • Liliane Pereira CECM. Profa. Margarida de Barros Lisboa

Palavras-chave:

plataformização da educação, professores, regulação do trabalho docente

Resumo

O presente artigo busca discutir a relação entre a plataformização da educação e as políticas de empresariamento do ensino, com foco nas iniciativas adotadas pelo estado do Paraná. A pesquisa, de abordagem crítica, analisa como as políticas Neoliberais têm impulsionado a mercantilização do ensino por meio do uso massivo de plataformas digitais. Embora reconheçamos o potencial das ferramentas digitais como auxiliares no processo educativo, problematizamos sua implementação hegemônica como mecanismos de controle da produção escolar e da geração de dados, resultando no engessamento das práticas pedagógicas e na limitação do feedback formativo. Assim, para a investigação empírica, aplicamos um questionário aos professores de Língua portuguesa sobre as plataformas Redação Paraná e Leia Paraná, a fim de compreender seus impactos no ensino e na prática docente. Os resultados preliminares apontam para uma crescente padronização das práticas pedagógicas, o que pode reforçar processos de regulação e vigilância sobre o trabalho docente, além de favorecer a privatização da educação em detrimento de uma formação mais crítica e significativa.

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Publicado

08.08.2025

Edição

Seção

Mesa-Redonda "Plataformização no ensino de Língua Portuguesa e Literatura"