Gênero carta de solicitação: uma comparação entre os conteúdos da plataforma RCO e materiais autorais

Autores

  • Adriely Amanda Morais Batista UEL
  • Any Caroline de Paula UEL

Palavras-chave:

RCO, gêneros textuais, ensino médio

Resumo

O artigo analisa o material da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) na plataforma Registro de Classe Online (RCO) sobre o gênero textual carta de solicitação, comparando-o ao material elaborado para regências no estágio obrigatório em turmas do 1º ano do Ensino Médio de um colégio estadual em Londrina. A análise fundamenta-se em Bakhtin (1953), Marcuschi (2005), Barbosa (2005), Amorim (2016) e Koch & Elias (2016), destacando a natureza sociocomunicativa dos gêneros textuais, a escrita como prática social e a argumentação na língua. Observa-se que o material do Estado prioriza quizzes e fatores internos ao texto, negligenciando aspectos sociocomunicativos essenciais. O artigo discute as limitações desse modelo e propõe uma abordagem crítica para aprimorar os materiais pedagógicos, promovendo uma formação mais completa e significativa para os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, A. S. E. de. Produção do gênero carta de solicitação no 9º ano do ensino fundamental: a escrita como prática social. (Dissertação de Mestrado em Letras). Universidade Federal da Paraíba/Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Mamanguape, 2016.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad.: Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006a, p. 261-306 [1953].

BARBOSA. J. P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. São Paulo, SP: FTD. 2005.

FILHO, F. A. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas do leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2002.

KOCH, I. G. V., & ElIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo, SP: Contexto, 2016.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, Maria A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 19-36.

REGISTRO DE CLASSE ONLINE (RCO). Disponível em: https://rco.paas.pr.gov.br/. Acesso em: 1 set. de 2024.

Downloads

Publicado

08.08.2025