Gênero carta de solicitação: uma comparação entre os conteúdos da plataforma RCO e materiais autorais
Palavras-chave:
RCO, gêneros textuais, ensino médioResumo
O artigo analisa o material da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) na plataforma Registro de Classe Online (RCO) sobre o gênero textual carta de solicitação, comparando-o ao material elaborado para regências no estágio obrigatório em turmas do 1º ano do Ensino Médio de um colégio estadual em Londrina. A análise fundamenta-se em Bakhtin (1953), Marcuschi (2005), Barbosa (2005), Amorim (2016) e Koch & Elias (2016), destacando a natureza sociocomunicativa dos gêneros textuais, a escrita como prática social e a argumentação na língua. Observa-se que o material do Estado prioriza quizzes e fatores internos ao texto, negligenciando aspectos sociocomunicativos essenciais. O artigo discute as limitações desse modelo e propõe uma abordagem crítica para aprimorar os materiais pedagógicos, promovendo uma formação mais completa e significativa para os estudantes.
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Referências
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