O ensino de gramática no contexto de plataformatização da educação paranaense

Autores

  • Alifer Fernandes Queiroz UEL
  • Eduarda Loureiro Guedes UEL

Palavras-chave:

RCO, língua portuguesa, gramática

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o ensino de gramática na disciplina de Língua portuguesa (LP) no Ensino Fundamental II. Em nosso estágio, percebemos dificuldades em trabalhar com esses suportes eletrônicos, uma vez que apresentam conteúdos rasos e distantes da realidade do aluno. O professor também sofre, pois se encontra engessado a específicos temas, materiais, conteúdos e plataformas, que dificultam uma aprendizagem mais significativa. Como metodologia qualitativa, utilizaremos pensadores como: Magda Soares, Marcos Bagno e Irandé Antunes. Contaremos como norte, o site da SEED para melhor compreendermos o RCO e seus conteúdos. Esperamos, assim, entender o impacto que as aulas de gramática sofreram com o avanço da tecnologia e como isso afeta o ensino aprendizagem do aluno nos dias atuais.

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Referências

ALFABETISMO FUNCIONAL. Alfabetismo no Brasil. Disponível em: https://alfabetismofuncional.org.br/alfabetismo-no-brasi. Acesso em: 08 fev. 2025.

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BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed., 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2024.

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Publicado

08.08.2025