Intervenção pedagógica no ensino fundamental II: caminhos para o desenvolvimento e aprendizagem ativa

Autores

  • Ana Beatriz Carmello Mroguschfski UEL
  • Isabela da Silva Oliveira UEL

Palavras-chave:

intervenção pedagógica, ensino fundamental II, metodologias ativas

Resumo

O artigo aborda estratégias de intervenção pedagógica para o Ensino Fundamental II, visando promover uma aprendizagem ativa e significativa. Parte da superação de práticas tradicionais de ensino, centradas na transmissão de conteúdo, para propor abordagens que valorizem a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Discute a importância de diagnósticos iniciais para identificar dificuldades e potencialidades, destacando metodologias ativas, como aprendizagem por projetos, uso de tecnologias educacionais e ensino colaborativo. O papel do professor é analisado como mediador e facilitador, enfatizando práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas à diversidade. A pesquisa apresenta os impactos no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes, além de discutir os desafios e perspectivas para a implementação dessas práticas no contexto escolar brasileiro.

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Referências

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Publicado

08.08.2025