O leitor em sala de aula: a experiência com Guimarães Rosa no ensino médio
Palavras-chave:
Guimarães Rosa, sala de aula, literaturaResumo
Este trabalho propõe discutir a experiência do estágio ao abordar o autor Guimarães Rosa por meio da leitura e análise do conto Desenredo na aula de Língua Portuguesa com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. A reflexão abrange o processo de escolha do autor, o relato da prática em sala de aula e as percepções e discussões promovidas pelos alunos. Pretende-se investigar como leituras clássicas e desafiadoras, como as de Guimarães Rosa, podem contribuir para a formação do aluno enquanto leitor crítico e explorar as possibilidades de conexão dessa obra com o cotidiano dos estudantes, contribuindo para sua experiência literária e pessoal. As práticas foram fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e nas reflexões de Michèle Petit sobre a construção da subjetividade do leitor, buscando demonstrar como essas abordagens podem potencializar o impacto da literatura no contexto escolar.
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Referências
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