O uso exclusivo de metodologias ativas em sala de aula
Palavras-chave:
metodologias ativas, educação privada, estágioResumo
O presente estudo pretende apresentar uma discussão teórica e empírica de como o uso quase exclusivo de metodologias ativas impactam o processo ensino-aprendizagem. A apreciação teórica será feita a partir das discussões dos psicólogos Lev Vygotsky e Jean Piaget somadas à observação efetiva das aulas do Estágio Obrigatório e análise dos métodos de aprendizagem aplicados pela instituição de ensino em que o estágio foi realizado. Buscar-se-á, neste artigo, mais especificamente, discutir o papel do professor no contexto em que, somente o aluno é o agente da aprendizagem e o professor é apenas um monitor de atividades e de comportamento. A discussão apresentada aqui teve como base os dados coletados durante o estágio realizado em uma escola privada da zona sul de Londrina
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Rev. Fac. Educ., v. 24, n. 2, jul. 1998. p. 11-30.
ESCOLA DIGITAL. Metodologias ativas. 2020. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/metodologias_ativas.
HENRIQUE, Maria Claudia Coutinho et al. Em defesa do ato de ensinar. Anais IV ENID / UEPB. Campina Grande: Realize Editora, 2014.
LEVORATO, Thalita Beatriz; GOZZI, Fernanda; BORDIN, Reginaldo Aliçandro. Um estudo crítico sobre as metodologias ativas na construção de saberes. In: X EPCC - ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 2017
LIBÂNEO, José Carlos. Metodologias ativas: a quem servem? nos servem? In: LIBÂNEO, José Carlos; ROSA, Sandra Valéria Limonta; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; MARIN, Maria José Sanches; LIMA, Edna Flor Guimarães; PAVIOTTI, Ana Beatriz; MATSUYAMA, Daniel Tsuji; SILVA, Larissa Karoline Dias da; GONZALEZ, Carina; DRUZIAN, Suelaine; ILIAS, Mércia. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev. bras. educ. med., v. 34, n. 1, mar. 2010. p. 3-10.
MARTINS, Cleide; FERNANDES, Tainá Micaele Parreiras; PEREIRA, Joice Laís. Análise da inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 20, nº 46, 1 de dezembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/46/analise-da-insercao-de-metodologias-ativas-de-ensino-aprendizagem-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental
OLIVIERI, Carlos Eduardo; ZAMPIN, Ivan Carlos. A importância das aplicações das metodologias ativas em sala de aula. Revista Educação em Foco, n. 16, 2024. Disponível em: revistaonline@unifia.edu.br.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.
SILVA, Claudia Maria Bezerra da. Aprendizagem ativa: em busca da importância para o processo de aprendizagem do estudante a partir das contribuições de dewey, vygotsky e piaget. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/110253>.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (Orgs.). Didática e formação de professores: embates com as políticas curriculares neoliberais. Goiânia: Cegraf UFG, 2022, p. 38-46. Disponível em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/edipe2_ebook/artigo_10.html
TENENTE, Luiza; VIEIRA, Lígia. Antes melhor do mundo, Finlândia vê desempenho dos alunos cair e tenta encontrar erro. Modelo inspirou Brasil. G1, 4 jan. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/01/04/antes-melhor-do-mundo-finlandia-ve-desempenho-dos-alunos-cair-e-tenta-encontrar-erro-modelo-inspirou-brasil.ghtml
VYGOTSKY, Lev. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1988.