Rotação por estação: uma abordagem interativa para o ensino e aprendizagem da literatura no ensino médio
Palavras-chave:
metodologia ativa, rotação por estações, estágio supervisionado obrigatórioResumo
Este artigo analisa a aplicação da metodologia de rotação por estações no ensino, com o objetivo de avaliar seu impacto no engajamento e na aprendizagem de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A experiência foi realizada durante o Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa e envolveu a implementação de cinco estações temáticas dedicadas à Semana de Arte Moderna de 1922, seu contexto histórico e os autores da primeira fase do Modernismo: Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira. A proposta foi embasada nos estudos de Bacich e Moran (2015) sobre ensino híbrido e metodologias ativas, com ênfase no modelo de rotação por estações. A avaliação, conduzida por meio de observações e registros feitos pelos estudantes, demonstrou que a metodologia favoreceu maior interação entre os alunos e o conteúdo, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e participativa sobre a literatura modernista.
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Referências
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