Teoria sociocultural de Vygotsky nas aulas de língua portuguesa
Palavras-chave:
ensino de Língua Portuguesa, produção textual, teoria socioculturalResumo
O presente artigo tem como principal objetivo relatar uma experiência realizada nas aulas de língua Portuguesa em uma turma de ensino médio em uma escola da região central de Londrina, como requisito para cumprir com o estágio curricular obrigatório, cujo objetivo central foi trabalhar a produção textual por meio da elaboração de resenhas críticas, baseada na teoria sociocultural de Lev Vygotsky, psicólogo Russo (1896-1934). Fundamentado também nos estudos de Campira e Araújo (2012), Cardoso e Sardinha (2016), a abordagem adotada buscou promover um processo de construção colaborativa do conhecimento, priorizando a interação entre professor e alunos como chave no desenvolvimento das habilidades de escrita.
Downloads
Referências
CAMPIRA, Farissai Pedro; ARAÚJO, Alexandra M. Instituto de Educação, Universidade do Minho. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. XVI, n. 2, dez. 2012.
CARDOSO, Kelly Aparecida de Lima; SARDINHA, Luís Sérgio. A educação em Vygotsky e sua teoria: o processo de mediação. Revista Científica Universitas. http://revista.fepi.br/revista/index.php/revista/article/view/393/264 (acessado em 09/02/2025)
CUNHA, Marcia Borin; GIORDAN, Marcelo. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 5, n. 1, p. 113-125, maio 2012.
FINO, C. N. Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal (ZDP): Três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 2, p. 273-291, 2001.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.