O texto dramático no ensino médio: análise de material didático adotado pela rede pública de ensino

Autores

  • Danilo Fernandes Caldi UEL

Palavras-chave:

material didático, texto dramático, letramento literário

Resumo

O presente trabalho é fruto da experiência do Estágio Supervisionado Obrigatório realizada em um colégio cívico-militar de Londrina, em 2024, tendo como tema a análise de material didático de apoio ao professor (RCO) sobre o gênero discursivo/textual “texto dramático”. Levando-se em conta a realidade das escolas do Paraná, caracterizada pela plataformização do ensino, o presente trabalho buscou refletir sobre a qualidade do material didático adotado pela rede pública no ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, o objetivo desta análise foi investigar as características do material didático (slides) em questão, discutindo sua viabilidade no ensino e potencial de contribuição para o letramento literário dos estudantes. A partir disso, também se  refletiu sobre o lugar que o texto dramático na escola. Tendo como aporte teórico os estudos de Pascolati (2019; 2022) e outros autores sobre o texto dramático, identificamos problemas conceituais e limitações no material analisado, o que dificulta o seu uso na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CÔRTES, Alessandra. O Novo Ensino Médio e plataformização do ensino de Língua Portuguesa no estado do Paraná. ESTAGIAR-Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, v. 1, n. 5, p. 34-45, 2023.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020.

BARBOSA, Renata Peres; ALVES, Natália. A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. Revista e-curriculum, v. 21, 2023. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/curriculum/v21/1809-3876-curriculum-21-e61619.pdf. Acesso em: 07 fev. 2025.

PASCOLATI, Sonia. Operadores de leitura do texto dramático. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Ozana (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 4 ed. Maringá: Eduem, 2019. p. 85-106.

______. A sedução do teatro infantil. In: Anais do 15º Congresso de Leitura do Brasil. 2005. Campinas: Gráfica FÉ, 2006. v. 1. Disponível em: https://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica/PascolatiSoniaAparecidaVido.htm. Acesso em: 07 jan. 2025.

______. Teatro e ensino: dramaturgias e direitos humanos. vol. 3. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. p. 109-130. [e-book online e gratuito]

SILVA, Lizabeth Rogate da; BRADILEONE, Ana Paula Franco Nobile. O (não) lugar do texto na sala de aula. In: MATSUNAGA, Priscila; IELPO, Rodrigo; PASCOLATI, Sonia. Teatro e ensino: dramaturgias e direitos humanos. vol. 3. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. p. 109-130. [e-book online e gratuito]

Downloads

Publicado

08.08.2025