Utilização de contos literários como base para aulas de gramática

Autores

  • Farlei Aparecido Calixto UEL

Palavras-chave:

contos literários, ensino de gramática, observação

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre as experiências vividas durante o Estágio Curricular Obrigatório do curso de Letras-Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL), discriminando as observações, as participações e as regências realizadas, e ponderar, de maneira crítica, sobre aspectos cruciais que culminam na participação efetiva dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental nas aulas de gramática tradicionais frente a utilização de contos literários. A observação foi feita nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II em um Colégio Estadual localizado na zona norte de Londrina, Paraná, sendo que tais observações foram feitas nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAZZA, Adélli Bortolon., e SILVA, F. T. ., & MONTEMEZZO, H. G. . (2017). Abordagem didática para a análise linguística do conto “a moça tecelã”. Língu@ Nostr@, 5(1), 20 - 35. https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13230

CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto. IN: CORTÁZAR, Júlio. Valise de cronópio. Tradução de Davi Arrigucci Jr. (E João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 147 – 163.

QUIROGA, Horacio. (O travesseiro de penas). O travesseiro de penas. Traduzido por Sérgio Molina. In: MANGUEL, Alberto. Contos de horror do século XIX. São Paulo: Companhia da Letras, 2005. p. 353-357.

TELLES, Lygia Fagundes. Venha ver o pôr do sol e outros contos. Ilustrado por Dave Santana e Maurício Paraguassu. 20 ed. São Paulo: Ática, 2007.

PERES, Alexandre Garcia, 2024. Arma de Tchekhov: o que é e como ela aparece na Literatura. Disponível em: <https://literaturaonline.com.br/arma-de-tchekhov> A cesso em: 04 jan. 2025.

POE, Edgar Alan. A filosofia da composição, in: O corvo de E. A. Poe. São Paulo: Expressão, 1986.

SANTELLA, Lúcia. Os melhores contos de Edgar Allan Poe. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.

TCHEKHOV, Anton. Sem trama e sem final: 99 conselhos de escrita. São Paulo, Martins Fontes, seleção e prefácio de Piero Brunello, pp. 38/39. A carta é de janeiro de 1888.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Downloads

Publicado

08.08.2025