Sequência didática com o texto dissertativo-argumentativo no ensino médio: uma experiência do estágio supervisionado
Palavras-chave:
gênero dissertativo-argumentativo, ensino de Língua Portuguesa, exames de alta escalaResumo
Este trabalho aborda uma sequência didática voltada ao ensino do texto dissertativo-argumentativo, em turmas de 2º e 3º anos, do Ensino Médio. Considerando a importância deste gênero em contextos avaliativos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e concursos, a análise de sua construção visa preparar os estudantes para atender às exigências relacionadas a ele. O objetivo foi contribuir para o aprimoramento dos alunos em relação à construção do texto dissertativo-argumentativo e as competências 3, 4 e 5 avaliadas na redação do ENEM. A pesquisa combina uma abordagem descritiva da sequência didática aplicada em sala de aula com um embasamento teórico fundamentado em autores como Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2005), além das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (Brasil. 2018). Os resultados destacaram a melhoria no domínio das competências de exames avaliativos e aprimoramento da escrita do gênero dissertativo-argumentativo.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
COROA, Maria Luiza. O Texto Dissertativo-Argumentativo. In: Textos Dissertativos-Argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília, 2017.
DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.P; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2005.