A cultura escolar como eixo transformador das relações sociais e viés de combate ao preconceito
Palavras-chave:
cultura escolar, educação plural, formação integralResumo
A cultura escolar é o conjunto de valores, crenças e normas estabelecidos em uma escola, exercendo assim um papel fundamental na formação dos estudantes e merecendo uma atenção especial dos profissionais da educação. Este trabalho visou analisar a contribuição do projeto "Villa Afro” dentro e fora de um colégio de ensino básico, da rede pública estadual, localizado no município de Rolândia-PR. A pesquisa foi baseada na experiência adquirida durante o Estágio Supervisionado Obrigatório, do 4º ano, do curso de Letras Português, da Universidade Estadual de Londrina, assim como no acompanhamento de atividades do projeto desenvolvidas na escola. Ao fim da pesquisa, concluiu-se a relevância da cultura escolar como eixo transformador nas relações sociais e no combate ao preconceito, como também a grande contribuição das práticas educativas multidisciplinares para a difusão da diversidade cultural no ambiente escolar.
Downloads
Referências
BARROSO, J. (s.d.). Cultura, Cultura Escolar e Cultura de Escola. Acesso em 20 de dezembro de 2024, disponível em https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65262/1/u1_d26_v1_t06.pdf
CANDIDO, Antonio. A estrutura da escola. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e Sociedade 6. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1971.
DAHER, Isabella Valentini. A observação da cultura escolar durante o estágio obrigatório. v. 1 n. 2 (2018): Anais do 2º ESTAGIAR – Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa
FALSARELLA, A. M. (Abril de 2018). Os Estudos sobre a Cultura da Escola: forma, tradições, comunidade, clima, participação, poder. Educação e Sociedade .
Fundamental, S. d. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução: Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, 2001.
SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educ. rev. (28), dezembro de 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000200013