A relação entre docente e discente: afetividade na aprendizagem
Palavras-chave:
afetividade, aprendizagem, relação professor-alunoResumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar a afetividade entre o docente e o discente e como essa interação influencia na aprendizagem do aluno. Será demonstrada a importância das relações socioemocionais no processo de aprendizagem, destacando como ela influencia o desenvolvimento humano e na construção do conhecimento. Essa conexão desperta no aluno a ideia de que a aprendizagem depende de ambos e não somente do professor, e será desenvolvida de forma que o discente queira alcançar outros patamares em sua vida adulta. Nesse sentido, a relação afetiva entre professor e aluno é enfatizada como um dos pilares fundamentais para o sucesso do processo educacional, destacando o papel do docente como mediador e incentivador. A afetividade é discutida como um elemento indispensável para a motivação, o engajamento e a construção de relações saudáveis no ambiente escolar. Conclui-se que uma abordagem pedagógica que valorize a dimensão afetiva é essencial para o sucesso educacional e para a formação integral do estudante. Desse modo, espera-se verificar que o verdadeiro educador vai além de transmitir conteúdos, ele cria conexões humanas, estimula o potencial de cada aluno e promove um ambiente onde o respeito, a confiança e o diálogo sejam os alicerces do aprendizado.
Downloads
Referências
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1996.
OLIVEIRA, Bianca Alves de. a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. TCC: Curso pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, realizado em 2021.
OLIVEIRA, Luciene de. interação professor-aluno: elemento chave do processo de ensino-aprendizagem letras na Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira / PB 2010.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: Diferentes concepções. Revista Poíesis, V. 3, nº 3 e 4, pp. 5-24, 2005/2006.
SANTOS, Rosenaldo da Silva. Relação professor-aluno: a importância da afetividade. alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Alagoas 2019.