A escassez do ensino da gramática normativa nas instituições públicas de ensino

Autores

  • Jackeline Chaves UEL

Palavras-chave:

deficiência do ensino da gramática, revisão das grades curriculares, aprovações em vestibulares e concursos públicos

Resumo

Este estudo analisa a situação inapropriada do ensino da gramática normativa nas instituições públicas educacionais, visando expor o impacto dessa deficiência na grade curricular, entendendo que o ensino da gramática, independente das estratégias, sempre será um dos alicerces indispensáveis à consecução da educação formal de qualidade. A pesquisa foi conduzida a partir da experiência do estágio obrigatório, da docência na rede estadual e como aluna da Universidade Estadual de Londrina. Este artigo destaca a falta deste ensino como uma realidade, que não só afasta o processo de aprendizagem da escrita padrão, como também distancia o estudante das aprovações em provas de vestibulares, concursos públicos e outros exames oficiais, como o Exame Nacional do Ensino Médio, que possuem cobranças excessivas de conteúdos nesse sentido. Fundamentando-se nas pesquisas realizadas, o estudo enfatiza a alta necessidade de revisão das grades curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AULA PARANÁ. 1ª Série | Língua Portuguesa | Aula 01 - Anúncio Publicitário: Frase, oração e período. YouTube, 08 abr. 2020, Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Xiw0xmp-BAU>.

BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática: Opressão? Liberdade? 1º Ed. São Paulo: Ática, 1985.

COELHO, Murilo. Português para concursos. Disponível em: <https://encurtador.com.br/NqZOu>. Acesso em: 17 jan. 2025.

ESTUDA.COM. Questão 8079017. Disponível em: <https://app.estuda.com/questoes/?id=8079017>. Acesso em: 17 jan. 2025.

GRADE CURRICULAR. Letras Português UEL (2018). Disponível em: <https://sites.uel.br/prograd/wp-content/uploads/catalogo_cursos/2022/organizacao_curricular/letras_lingua_portuguesa_vespertino.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2025.

LEITE, Marli Quadros. Gramática, uso e norma: a contribuição de Maria Helena de Moura Neves ao ensino. Linha D’Água, São Paulo, n. spe, p. 133–155, 2010.

NEVES, Maria Helena de Moura (1990). Gramática na escola; renovação do ensino da gramática; formalismo x funcionalismo; análise da gramática escolar. São Paulo: Contexto. Col. Repensando a Língua Portuguesa.

______. (2002). A gramática – história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP.

PEREIRA, Maria Teresa Gonçalves. A apropriação da realidade sob a ótica da Língua Portuguesa. In.: HENRIQUES, C. C. e PEREIRA, M. T. G. Língua e Transdisciplinaridade: rumos, conexões, sentidos. São Paulo: Contexto, 2002, p.256-267.

PROGRAMA DE DISCIPLINA, LETRAS PORTUGUÊS UEM. Fundamentos da Gramática de Língua Portuguesa. Disponível em: <http://www.dle.uem.br/programas/3520_fundamentos_gramatica_lingua_portuguesa.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2025.

QCONCURSOS. Questões UFSCAR. Disponível em: < https://encurtador.com.br/OIQ5I>. Acesso em: 17 jan. 2025.

______. Questões de Concurso. Disponível em: < https://encurtador.com.br/lfGc0 >. Acesso em: 17 jan. 2025.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação - Uma proposta para o ensino de gramática. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.

Downloads

Publicado

08.08.2025