Desafios e perspectivas do ensino integral: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola estadual de Londrina (PR)
Palavras-chave:
educação integral, tempo integral, qualidade da educaçãoResumo
Durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, identificamos desafios relacionados ao comportamento dos alunos, os quais, em nossa análise, estão associados, em parte, à fadiga decorrente da modalidade de ensino integral. Este artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas em uma escola estadual de ensino integral localizada na cidade de Londrina (PR), refletindo sobre as concepções dessa modalidade de ensino e suas implicações na qualidade do processo educativo. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica, análise documental e registros do diário de estágio como principais métodos. Espera-se que os resultados obtidos possam subsidiar a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas de ensino integral.
Downloads
Referências
CARDOSO, Cintia Aurora Quaresma; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de. Concepções de educação integral e em tempo integral no Brasil: reflexões a partir bases teóricas e legais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.4, p. 2074-2094 out./dez. 2020.
CAVALIERE, Ana Maria Vilela. Escolas em tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, nº 80, p. 51 - 63, abr. 2009.
DIÁRIO DE CAMPO. Registros do estágio na escola integral. 2024. Anotações pessoais
LEANDRO, Karine de Sousa. Programa Educação Integral: escolarização ou custódia. Dissertação em Educação -, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, 201 p., 2014.
NAJJAR, J.; MORGAN, K.; MOCARZEL, M. Educação integral em tempo integral no Brasil: dos planos às incertezas. Movimento-revista de educação, v. 5, n. 8, p. 126-149, 2018.
THIESSEN, J. da S. Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.01, p.241-260,2011.