Nem aluno, nem professor: construção de uma identidade docente no estágio

Autores

  • Lorena Ricken Rodrigues UEL

Palavras-chave:

formação de professores, identidade, estágio de língua portuguesa

Resumo

O Estágio Curricular Obrigatório na licenciatura configura o momento em que um indivíduo se vê entre dois extremos: as memórias de uma vida enquanto aluno e as novas perspectivas enquanto futuro professor. Nesse momento, surgem grandes dúvidas sobre quem somos, quem seremos e como seremos enquanto personagens na atuação escolar. Partindo disso, o presente artigo objetiva refletir sobre a construção de uma identidade docente baseada em uma imagem do que é o “bom professor” enquanto também sofre influências da experiência de estágio e da dicotomia das relações internas e externas entre “aluno” e “professor”. Como parte do corpus para a reflexão proposta, serão utilizados relatos de experiência de estágio da própria autora, assim como as discussões de autores como Cunha (1996), Aguiar (2020), Pimenta (1996) e Marcelo (2009), voltados para a área de formação de professores e Linguística Aplicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, A. E de. “Eu gostava muito do caos que era aquela sala”: identidades e emoções nas narrativas de alunos da licenciatura em situação de estágio. Fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6609. Acesso em: 8 dez. 2024.

CUNHA, M. I da. Parte III: Quem é o Bom Professor. In:______. O bom professor e sua prática. 6. ed. Campinas: Papirus, 1996. p. 81-134.

LUCIANO, H. J.; SANTOS, A. R. de J. O ser e fazer docente no imaginário dos alunos dos cursos de História e Letras da Universidade Estadual de Londrina. In: DOS SANTOS, R. de J.; et al (org.). Experiências e reflexões na formação de professores. Londrina: UEL, 2012. p. 233-247.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

PIMENTA, S. G. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul./dez. 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579. Acesso em: 24 de jan. 2025.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência: diferentes concepções. Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

RODRIGUES, A. S. P.; SACHINSKI, G. P.; MARTINS, P. L. O. A construção da identidade docente e sua relação com a prática pedagógica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 71, p. 297-309, out./dez. 2022.

Downloads

Publicado

08.08.2025