“RCO+Aulas”: impactos no ensino e desvalorização da formação docente

Autores

  • Mariana dos Reis Chaves UEL

Palavras-chave:

aulas prontas, desvalorização, plataformização

Resumo

O presente artigo consiste em realizar uma análise crítica acerca das “aulas prontas”, oferecidas aos professores da Educação Básica disponíveis no Registro de Classe Online (RCO+Aulas) com o intuito de avaliar como estas propostas educacionais impactam no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. A experiência foi realizada no decorrer do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Letras-Português (UEL), em aulas de língua portuguesa dos 3º anos, do Ensino Médio, de uma escola da rede pública do município de Londrina. Este trabalho buscou refletir sobre como as “inovações educacionais”, por parte do Estado, contribuem para o declínio de uma educação de qualidade e invalidam o percurso formativo docente, bem como os desafios impostos aos professores da rede estadual perante esta realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DOS SANTOS, Josima Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva Pontes; MORAES, Eduardo Cardoso. Ginástica laboral: as contribuições da teoria freiriana e da concepção construtivista de Antoni Zabala. Diversitas Journal, v. 7, n. 3, 2022

LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752–769, set. 2011.

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação do Paraná. Secretário Renato Feder fala das metas e objetivos da SEED para 2022. Curitiba, 2022. Disponível em: https://www.cee.pr.gov.br/Noticia/Secretario-Renato-Feder-fala-das-metas-e-objetivos-da-SEED-para-2022 . Acesso em: 29 jan. 2025.

SEED - PR. RCO+AULAS: Língua portuguesa - 3º série - Aula 41 - Romance. Londrina, 2024.

Downloads

Publicado

08.08.2025