Leitura compartilhada de poesia no fundamental II

Autores

  • Mariana Emidio Bonifacio UEL

Palavras-chave:

leitura, ensino, planejamento

Resumo

Os professores do estado do Paraná têm enfrentado um novo desafio: o Registro de Classe Online (RCO), que centraliza o planejamento de aulas nas escolas estaduais reduzindo a autonomia docente e a participação da comunidade escolar. Além disso, as plataformas obrigatórias impõem atividades aos alunos, comprometem o potencial reflexivo do trabalho docente e limitam o desenvolvimento de práticas personalizadas. O artigo apresenta uma proposta para o ensino de leitura destacando práticas desenvolvidas durante o estágio em turmas do 6º e 7º anos do ensino fundamental II. Com base em teorias de Colomer (2007) e Bajour (2012), a leitura compartilhada e a escuta do leitor são utilizadas como estratégias formativas, permitindo interpretações mais profundas, que consideram os afetos dos leitores. A seleção criteriosa de textos e a abordagem da escrita criativa (Rodrigues, 2015) também são enfatizadas como meios de integrar as áreas de análise linguística e produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985, p. 51-62.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990.

RODRIGUES, Flávio Luis Freire. A produção de texto na perspectiva da escrita criativa. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 04, n. 01, p. 5-13, jan/jun. 2015.

Downloads

Publicado

08.08.2025