Dispositivos móveis nas escolas: o impacto dos celulares no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Natalia Alves Borim UEL
  • Wandette Maria Bottas UEL

Palavras-chave:

celular, Língua Portuguesa, ensino

Resumo

Embora os dispositivos móveis apresentem potencial pedagógico, seu uso descontrolado pode gerar distrações, prejudicar a concentração e reduzir a interação presencial. Fundamentado no Relatório GEM (Global, 2023) e em autores como Buzato (2008), Sibilia (2012) e Paixão; Mafra (2012), este trabalho analisa o impacto dos celulares no ensino de Língua Portuguesa, seus desafios e benefícios, com base em estágios realizados por alunos de Letras da UEL. Também são discutidas políticas restritivas no Brasil e em outros países para criar ambientes escolares mais disciplinados e seguros. Conclui-se que o uso planejado dos celulares, integrado a estratégias pedagógicas, pode equilibrar tecnologia e ensino, favorecendo práticas eficazes na aprendizagem de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Eric. Em CONEXÃO Record News (Canal do YouTube), 18/12/2024, https://www.youtube.com/watch?v=Dqou1C5gnm8 último acesso em 26/12/2024

BUZATO, Marcelo El Khouri. Entre a Fronteira e a Periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. UNICAMP, Campinas, SP: (s.n), 2007

GLOBAL Education Monitoring Report Team. Relatório de Monitoramento Global da Educação apoiada pela UNESCO – Resumo. A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem? 2023. Disponível em:

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por/PDF/386147por.pdf.multi último acesso em 06/02/2025

GODOY, Juliano. Reflexões sobre o Relatório Global de Monitoramento da Educação e o Uso de Celulares nas Escolas. Revista SL Educacional, São Paulo, v. 6, n. 03 março de 2024

PAIXÃO, Sergio Vale da; MAFRA, Núbio Delanne Ferraz. A produção escrita nas redes sociais e o uso das tecnologias em sala de aula: possibilidade de trabalho. Doi 10.17771/PUCRio.PDPe.19984, 2012a

_______. Produção textual na escola e nas redes sociais. Leitura: Teoria & Prática, n. 59, nov. 2012b

SIBILIA, Paula. A escola no mundo hiper conectado Redes em vez de muros? Em Pauta nas Pesquisas de Comunicação, Ano 5, n. 2, jun/jan 2012, São Paulo, p. 197.

Downloads

Publicado

08.08.2025