As plataformas e o ensino de língua portuguesa: algumas impressões discentes

Autores

  • Nilda Rodrigues de Souza UEL

Palavras-chave:

plataformas, ensino fundamental, ensino de língua portuguesa

Resumo

O presente artigo objetiva compreender a importância das plataformas na rotina de estudos dos discentes do sexto e do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Londrina, Paraná. A análise realizou-se a partir das plataformas Redação Paraná e Leia Paraná, inseridas na disciplina de Língua Portuguesa. Para empreender a pesquisa, usamos artigos e documentos da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Além disso, aplicou-se um questionário objetivo voltado para os alunos desses anos iniciais e construído na plataforma Google Forms. Ao observar algumas respostas, notamos que os alunos que responderam ao questionário têm mais simpatia com a plataforma de Redação, ou seja, cerca de 90% gostam de trabalhar com ela. Já 90,9% dos entrevistados não gostam de usar a Leia Paraná. Outros dados colhidos também buscaram apreender um pouco da rotina de estudo com as plataformas na realização de tarefas e estudos individuais.

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Publicado

08.08.2025