A escrita criativa como ferramenta de incentivo à literatura no ensino médio

Autores

  • Samuel Di Pietro Oliveira UEL

Palavras-chave:

escrita criativa, letramento literário, ensino médio

Resumo

O presente artigo analisa e relata o uso da escrita criativa como instrumento de incentivo à literatura no ensino médio, destacando sua importância na formação dos alunos. Reflete-se sobre como a prática da escrita criativa pode ser integrada às aulas de Língua Portuguesa, promovendo o desenvolvimento crítico e estético dos estudantes, e propõem-se estratégias acessíveis e eficazes para sua aplicação em sala de aula. A abordagem interdisciplinar sugerida integra produção textual, leitura literária e gramática, com atividades que estimulam a criatividade dos alunos, fortalecem sua relação com a literatura e os reconhecem como autores de suas próprias produções. Os resultados esperados indicam que a prática da escrita criativa contribui significativamente para o letramento literário, bem como para o desenvolvimento das competências interpretativas e expressivas dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMABILE, L. R. Do que estamos falando quando falamos de Escrita Criativa. Revista Criação & Crítica, n. 28, p. 132–149, 22 dez. 2020.

BARTH, Pedro Afonso; SFORDI DA SILVA, Leonardo Vinícius; TREVEJO, Diego Sanches Martins. A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura. Cadernos Zygmunt Bauman, v. 9, n. 21, 16 Dez 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663. Acesso em: 9 fev 2025

DAWSON, Paul. Creative Writing and the New Humanities. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2005.

LOCKNEY, Karen. Creativity across the Curriculum: Creative Writing beyond English. English Drama Media (2012), p. 43-46.

MANCELOS, J. Introdução à escrita criativa, Lisboa: Edições Colibri, 2009.

SANTOS, E. R. DOS. Desinteresse escolar: revisão de literatura (2007–2021) em teses, dissertações e artigos de periódicos da América Latina. Revista Brasileira de Educação, v. 29, 2024.

TAUVERON, Catherine. A escrita “literária” da narrativa na escola: condições e obstáculos. Educar em revista, n. 52, Curitiba: Editora UFPR, abr./jun. 2014. p. 85-101.

ZAPPONE, M. H. Y Formas Ficcionais Contemporâneas e Educação Literária. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC. 11. Anais [s.n]. São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

08.08.2025