Paródia: o uso de hits musicais como estratégia metodológica criativa para o ensino da língua portuguesa durante as aulas de regência

Autores

  • Suelen Guardalupe Nunes UEL

Palavras-chave:

hits musicais, criatividade, estratégias

Resumo

O artigo relata experiências do estágio curricular supervisionado, com turmas do 8º ano, abordando o uso da paródia como estratégia pedagógica para o ensino lúdico de Língua Portuguesa. A partir de hits musicais, a prática demonstrou ser criativa e eficaz, estimulando a criatividade, a interação e a reflexão crítica dos estudantes. Essa abordagem promoveu engajamento, partindo de repertórios culturais próximos à realidade dos alunos, facilitando a identificação e a motivação. A recriação de letras musicais exigiu análise de rimas, ritmo e métrica, articulando novos sentidos e reforçando a prática textual.  Assim, o uso de músicas populares na sala de aula articula elementos do cotidiano dos estudantes com os objetivos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo; BARBOSA, Alessandra de Carvalho. Gêneros textuais em sala de aula: a relevância da paródia na educação básica no ensino de língua portuguesa. Anais do XVII Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL 2014), João Pessoa, PB, Brasil, 2014. Disponível em: https://www.mundoalfal.org/CDAnaisXVII/trabalhos/R1143-1.pdf. Acesso em: 30 jan. 2025.

HOLDEN, Susan; ROGERS, Mickey. O ensino da língua inglesa. São Paulo: Special Book Services, 2001.

SIMÕES, Alan Caldas. O gênero paródia em aulas de língua portuguesa: uma abordagem criativa entre letra e música. Anais do SIELP, v. 2, n. 1, p. 1-10, 2012. Disponível em: https://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_2_artigo_006.pdf. Acesso em: 30 jan. 2025.

SIMÕES, Alan Caldas. O gênero paródia em sala de aula. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, p. 161–178, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1382. Acesso em: 30 jan. 2025.

Downloads

Publicado

08.08.2025