A identidade da instituição de ensino e do estudante em modelos da escola pública paranaense
Palavras-chave:
educação cívico-militar, identidade, pertencimentoResumo
Este artigo tem como objetivo criar um paralelo entre a identidade do aluno e a identidade da escola, componentes fundamentais para o sentimento de pertencimento no ambiente escolar, além de comparar como esses conceitos se constroem dentro do modelo cívico-militar e do ensino regular. A pesquisa busca compreender como essas identidades são construídas em conflitos com a repressão pelo modelo cívico-militar de ensino, que visa à padronização tanto da identidade dos indivíduos quanto da instituição escolar. Através de uma revisão bibliográfica, serão discutidos conceitos-chave sobre identidade e pertencimento no contexto educacional. Além disso, serão apresentados dados qualitativos provenientes dos diários de campo de estágios, que descrevem as experiências dos autores no contexto da educação regular e cívico-militar. Espera-se, como resultados, contribuir para a reflexão crítica sobre o crescimento do modelo de escola cívico-militar no Paraná e no Brasil.
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