Current Issue

O Ciclo de Diálogos Jurídicos em Direitos Humanos é um evento promovido pelo Projeto de Extensão em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Mecanismos de Resolução de Conflitos, também conhecido como “SimulaUEL”, que visa estabelecer discussões sobre as instâncias internacionais vinculadas ao direito humanístico e suas interfaces com a formação de discentes do curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina.
Fundado em 2018, o SimulaUEL foi pensado como um projeto de formação continuada voltado para o treinamento de estudantes para participação em simulações de órgãos internacionais como as Nações Unidas (MUNs) e competições de cortes internacionais simuladas (Moots). Contudo, suas atividades progressivamente ganharam mais corpo e as reuniões das equipes se tornaram espaços de ampla discussão do funcionamento das instâncias internacionais e mecanismos pacíficos e/ou diplomáticos de resolução de conflitos entre países.
No ano de 2025, diante da demanda de ampliar as discussões sobre temas diversos nas áreas de direitos humanos e direito internacional, o projeto organizou e executou seu I Ciclo de Diálogos Jurídicos em Direitos Humanos, com um foco em debater os diferentes atravessamentos que a temática do tráfico de pessoas representa para o debate jurídico contemporâneo.
Com isso, ao longo de cinco dias de evento no mês de junho, contamos com diferentes palestras, debates, apresentações de trabalhos e até mesmo uma simulação da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Com participação de docentes e egressos da casa, enfrentamos a discussão sobre este tema que muitas vezes parece distante, mas é uma realidade concreta em nosso país, região e mundo, representando um dos grandes desafios do direito internacional no século XXI.
Os Anais do Práxis Itinerante, disponíveis nesta plataforma, vinculada ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina, constituem espaço de publicação, disseminação e popularização científica decorrente de ações extensionistas integradas a pesquisa e ensino e eventos promovidos. Espera-se que os Anais Práxis Itinerante contribuam para análises, intervenções, reflexões e consolidação de políticas públicas, ampliação da proteção social, conquista de direitos e pleno exercício da cidadania.