A importância do estágio e os desafios a serem superados na formação docente

  • Ana Cléa dos Reis UEL
  • Gabrielly Champi Duarte UEL
  • Andréia da Cunha Malheiros Santana UEL

Abstract

O presente trabalho é um relato do Estágio Curricular obrigatório realizado no 3º ano do curso de Letras Vernáculas e Clássicas/UEL em um Colégio Estadual da cidade de Londrina. Por meio deste artigo, buscamos descrever nossa experiência juntamente com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, bem como a recepção da instituição e da professora regente, peças fundamentais para a colaboração de uma boa relação entre educação básica e universidade. Tal relato é acompanhado de reflexão teórica sobre a temática e também propõe ressaltar a importância do estágio para os graduandos e Letras, uma vez que nesse momento o estudante articula a teoria à prática num contexto diferenciado: a educação básica.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARRUDA, Nalini Iara Leite; GIMENEZ, Telma Nunes. O paradigma reflexivo e as diversas interpretações dos formadores de professores de inglês. Signum: Estudos da Linguagem, v. 7, n. 2, p. 29-41, 2004.
CONTOBRASILEIRO. O Tempo - Poema de Mario Quintana. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018.
FÁVERO, Leonor Lopes. A Dissertação. São Paulo: USP/VITAE, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAG, Barbara; MOTTA, Valéria Rodrigues Ferreira de. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Avaliação dos cursos de Letras e a formação do professor. Revista do GELNE, v. 5, n. 1, p. 193-200, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
VAGALUME. Até Quando Esperar - Plebe Rude. Disponível em: . Acesso em: 09 out. 2018.
Published
2023-04-01