A construção do métier docente dos estagiários da UEL sob dois pontos de vista: externo e introspectivo

  • Camila Maria da Silva UEL/CAPES
Palavras-chave: formação inicial, estágio, metier docente

Resumo

Considerando que o estágio é um período prático, intenso e decisivo na formação inicial, esse estudo justifica-se pela necessidade em dar voz aos principais envolvidos nesse processo: o estagiário. Em vista disso, buscamos identificar a concepção do métier docente adotada pelo grupo de discentes que compõem o terceiro ano do curso de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL por meio do instrumento Questionário fechado, onde foram feitas perguntas sobre a formação oferecida pela UEL, a concepção da profissão docente e o impacto do estágio na formação profissional dos sujeitos. A pesquisa é caracterizada por uma abordagem metodológica qualitativa dos dados e pelo procedimento etnográfico de análise, ademais, o olhar teórico que deu suporte à análise está pautado no modelo de análise de textos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados obtidos evidenciaram o reconhecimento dos sujeitos sobre a relevância do estágio na graduação, bem como o efeito dos modelos profissionais dos mesmos na construção de si mesmos enquanto professores de Língua Portuguesa. Não obstante, verificamos também como as lacunas apresentadas estão na organização curricular e dentro das atitudes dos próprios estagiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRONCKART, J. M. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Org.s Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
_______. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um sócio-interacionismo-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: EDUC, 1999.
________. BRONCKART, J. M.. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Org.s Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis (Rio de Janeiro): Editora Vozes, 2006.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
_____; MACHADO, Anna Rachel. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, Anna Rachel. (org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Ed. da UEL, 2004.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
Deliberações e resoluções do curso de Letras Português. Disponível em: Acesso em 10 de maio de 2018.
GERHARDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (Orgs). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Publicado
2023-04-02