A contribuição da leitura de contos no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa

  • Michele Monique Oliveira UEL
  • Thaylis Manuella Faria UEL
Palavras-chave: minicurso, leitura, contos

Resumo

Este trabalho apresenta um projeto de leitura de contos, elaborado e desenvolvido no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina, Professor José Aloísio Aragão, com turmas das 7º séries do Ensino Fundamental II, como minicurso do Estágio Obrigatório do curso de Letras Vernáculas e Clássicas, da Universidade Estadual de Londrina.  Como primeiro objetivo, buscou-se desenvolver práticas de leitura de contos, incluindo os contos de fadas, durante as aulas de português, apresentando aos alunos autores como Mia Couto, Marina Colasanti e Irmãos Grimm, cujos textos são representativos para a faixa etária dos alunos. Como estratégia, o estudo dos contos fora direcionado por meio de questões que levassem os alunos a descobrirem, por si sós, os elementos constantes no texto, usando, para isso, suas capacidades de inferência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BETTLEHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução Arlete Caetano. 16ª edição. Paz e Terra. 2002.
LA FONTAINE, Jean. Fabulas de La Fontaine: “obra-prima da literatura universal”. V, 02. Tradução e adaptação de René Ferri. São Paulo: Editora Escala.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. (org). Leitura na escola. São Paulo, SP: Global: ALB – Associação de Leitura no Brasil, 2008.
SOARES. A. Gêneros Literários. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006. Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/literatura/historia-dos-contos-fadas.htm, acessado em 15/10/2018.
Publicado
2023-04-02