Narrativas multimodais com coerência e coesão
Resumo
O presente artigo é o resultado das atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório, enquanto atividade de formação do curso de Licenciatura na disciplina de Letras Português vinculada à Universidade Estadual de Londrina. Tendo como foco relatar a experiência de ensino com a utilização de filmes em sala de aula, enquanto ferramenta metodológica para o desenvolvimento da leitura e possibilidade de diálogo com outras disciplinas pensando na interdisciplinaridade presente neste recurso e partindo da abordagem das narrativas multimodais buscando a coerência e coesão. As atividades foram realizadas com alunos da 9ª das séries finais do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Jardim Eldorado no município de Londrina. Trabalhamos o gênero filme visando sua potencialidade de propiciar condições aos alunos de desenvolver interpretações, que possam criar um senso de crítica e percepção/interpretação indo além da linguagem verbal. Utilizamos filmes sem diálogos (mudo) com intento provocativo, onde o aluno deve buscar os sentidos em leituras estéticas, como audição e visão, supostos diálogos ativando seus conhecimentos prévios para alcançar uma análise e desenvolver sua interpretação.
Downloads
Referências
CAPISTRANO JUNIOR, Rivaldo, LINS, Maria da Penha Pereira, CASOTTI, Janayna Bertollo Cozer. Leitura, multimodalidade e ensino de língua portuguesa. Vitória, ES, v. 7, n. 17, p. 285-302. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/percursos/article/viewFile/18532/12555. Acesso em 15/10/2018.
FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.
KOCH, V. A coesão textual. 4. Ed.. São Paulo: Contexto, 1991.
ZULMIRA, Medeiros. Gêneros, multimodalidade e letramentos. Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 581-612, RBLA, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v14n3/a05v14n3.pdf. Acesso em 15/10/2018.