A relação professor regente-estagiário e o uso do livro didático

  • Aline Luiz Prestes UEL
  • Ana Cristina Pereira da Silva UEL
Palavras-chave: livro didático, estágio curicular obrigatório, relação estagiário-professor regente

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise reflexiva acerca das experiências e atividades durante a realização da disciplina - Prática de ensino de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa II: Estágio. O estágio foi realizado em dupla, em três turmas de 1º ano, em uma escola pública de Londrina. Ao longo deste trabalho foi possível considerar a importância e as contribuições do estágio curricular obrigatório na formação de professores, pois é a partir do estágio que o futuro docente colocará em prática o que aprendeu e viverá a realidade da educação pública de maneira completa. Ao longo das observações e participações efetivas em sala de aula, foi possível observar e identificar a forma como o livro didático foi trabalhado e como essa prática interferiu na relação professora regente - estagiárias, durante o período de estágio realizado. Trata-se de uma pesquisa pautada na observação/participação que busca refletir sobre a ação. Por fim, foi possível perceber que algumas práticas geraram alguns conflitos, e o que poderia ter sido um grande aliado, capaz de conduzir a aprendizagem para a construção de conhecimentos, o uso ineficiente do livro didático resultou em diversas problemáticas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MEC - Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Projeto de avaliação dos livros didáticos da 1ª à 4ª série. v. 2. Brasília: MEC, 2003. 275p

CARVALHO, M. B. O.; LIMA, M. S. L. Aprendendo e Construindo a docência: estágio na sala de aula. Disponível em: http://www.repositoriobib.ufc.br/000014/00001403.pdf. Acesso em 28 ago. 2019.
CASALI, M. O. et ali. Professores e estagiários: um conflito em potencial. Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012. pp 810-830. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/30746/20906. Acesso em: 28 ago. 2019.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259.Acesso em: 20 Fev. 2015

SANTOS, W. L.; CARNEIRO, M. H. S. Livro Didático de Ciências: Fonte de informação ou apostila de exercícios. In: Contexto e Educação: Ano 21. Julho/dezembro, Ijuí: Editora Unijuí. 2006.

TRACZ, M.; DIAS, A. N. A. Estágio Supervisionado: um estudo sobre a relação do estágio e o meio produtivo. 2006.
Publicado
2023-05-15