O texto dramático em sala de aula
Resumo
Um dos maiores desafios em relação à pedagogia atual é a dificuldade de se equiparar à hipnotizante modernização da sociedade e das formas de entretenimento e interação fora da escola. As práticas de ensino se transformam em pequenos passos, enquanto as gerações se tornam cada vez mais tecnológicas, buscando formas alternativas de adquirir conhecimento. Por isso, há um grande interesse em formular aulas que utilizem elementos presentes fora do espaço escolar, relacionados à tecnologia e entretenimento dos alunos, para que possam se interessar pelo objeto discutido e elucidar-se sobre suas próprias vivências. Outros gêneros literários foram trabalhados, mas o recorte privilegia o texto dramático especificamente dedicado ao roteiro de séries famosas, já que pode ser uma boa ferramenta para atrair a atenção de alunos da última geração, além de apresentá-lo para o Ensino Médio da Escola Pública, algo pouco recorrente. Utilizando as teorias de Nuñez e Pereira (1999) e Jouve (2013) serão explorados argumentos para defender a importância do texto dramático e da leitura nas salas de aula.
Downloads
Referências
GRAZIOLI, Fabiano Tadeu. Texto dramático: por uma teoria que estimule a leitura. Niterói, Rio de Janeiro: Caderno de Letras da UFF, 2016. Disponível em: http://www.cadernosdeletras.uff.br/index.php/cadernosdeletras/article/view/76/134. Acesso em: 17 set. 2019.
JOUVE, Vincent; REZENDE, Neide Luzia de. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
NUÑEZ, Carlinda Fregale Pate; PEREIRA, Victor Hugo Adler. O teatro e o gênero dramático. In: JOBIM, José Luís. Introdução aos termos literários. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999
OSAKABE, H.; FREDERICO, E. Y. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 17 jul. 2019.
PRATA, Mario. Foi um criado mudo que me contou. Disponível em: https://marioprata.net/cronicas/foi-o-criado-mudo-quem-contou/. Acesso em: 01 de jul. de 2019.