A prática da Língua Portuguesa na Residência Pedagógica: o relato de uma experiência

  • Ana Clara dos Reis Tomaelli UEL
Palavras-chave: estágio, língua portuguesa, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho é baseado em observações e anotações pessoais realizadas durante as etapas de ambientação na escola-campo e de regência, partes integrantes do subprojeto nomeado “Multidisciplinar Linguagens: Letras-Língua Portuguesa”, do projeto de Residência Pedagógica, subsidiado pela CAPES e realizado no Colégio Estadual Marcelino Champagnat. Tais observações, aqui transcritas, referem-se aos anos de 2018 e 2019 e visam refletir acerca do aprendizado obtido nestas etapas da Residência Pedagógica, de modo a demonstrar o impacto positivo proporcionado pelo projeto na formação acadêmica de um licenciando. Serão apresentadas, nesse relato, as atividades desenvolvidas nas turmas do primeiro e segundo anos do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; DE OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar em revista, n. 32, p. 215-232, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014.

MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumos. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros Textuais & Ensino. Rio de janeiro: Lucerna, 2002. p. 138-150.
Publicado
2023-05-15