O ensino de Literatura e a formação do leitor crítico no ensino médio

  • Ana Paula da Silva C. E. Albino Feijó Sanches
  • Nara Carvalho UEL
  • Thaylis Manuella Faria UEL
Palavras-chave: Literatura, estágio supervisionado, formação do leitor

Resumo

A fim de participar efetivamente da docência em salas de aula do ensino médio, o presente estudo foi feito a partir da experiência obtida com estágio curricular obrigatório, executado sob a perspectiva do ensino de literatura e do papel do professor enquanto agente de promoção do leitor crítico. Com a presente pesquisa obtivemos experiências que nos permitiram delinear uma resposta para tal questionamento: qual o papel da literatura na vida dos alunos e como utilizá-la para questionar o mundo e a realidade que os cercam. Posto isto, trabalhamos com os estilos literários barroco e realismo, em turmas do primeiro e segundo ano, consecutivamente. O ciclo se encerrou com as atividades avaliativas que nos permitiram diagnosticar a absorção do conteúdo e compreender suas visões de mundo com questões dissertativas e interpretativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes, e Lei De Diretrizes. Bases da educação Nacional. Lei 9394 (1996): 96. Disponível em http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm. Aceso em: 02/09/2019.

BRASIL. Parecer CNE/CP 28/2001. Duração e carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em nível superior. Brasília/DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf. Acesso em: 03/09/2019.

PANIAGO, R. N., SARMENTO, T. O processo de estágio supervisionado na formação de professores portugueses e brasileiros. Revista Educação em Questão, v.53, n.39, p.76-103, 2015.
Publicado
2023-05-19