Literatura, leitura e poema na escola pública

  • Caroline Nicolini Baptista UEL
Palavras-chave: poema, alunos, literatura

Resumo

Uma grande dificuldade que encontramos nas escolas públicas é a resistência dos alunos em relação à literatura em sala de aula, muitas vezes pela falta de interesse e busca pelo conteúdo gramatical. O aluno ao se deparar com temáticas voltadas para a área da leitura, acaba por apresentar dificuldades durante as aulas, justamente pela falta de contato com textos em sua vida diária. Não é novidade que um dos maiores problemas enfrentados pelos professores durante as aulas, é competência em língua portuguesa, por ser uma disciplina ampla e possuir regras complexas. Esse artigo tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida com a leitura de poemas durante a regência das aulas no estágio  em uma instituição pública de ensino, com o propósito de ampliar o conhecimento dos alunos, instigar a busca pela literatura, mostrando que o contato com a arte poética altera não só o conhecimento literário, mas também a visão de mundo dos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSI, Alfredo. O Ser e o Tempo da Poesia. São Paulo: Cultrix, 1936. Disponível em: https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2018/12/Alfredo-Bosi-O-Ser-e-o-tempo-da-poesia-pdfrev.pdf. Acesso em: 10 set. 2019.

CÂNDIDO, Antonio. O Direito à Literatura. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul,2011.

______. A Literatura e a Formação do Homem. Remate de Males,2012.

LAGO, Davi. Retratos da Leitura no Brasil. [S. l.], 6 jan. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/2019/01/06/retratos-da-leitura-no-brasil.ghtml. Acesso em: 10 set. 2019.

LIBÂNEO, João Carlos. Didática. São Paulo: Cortez. 2006.
Publicado
2023-05-24