Relato de experiência: estágio supervisionado no ensino de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de experiências vivenciadas em estágio curricular supervisionado obrigatório no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL - Professor José Aloísio Aragão, em Londrina-PR, na disciplina de Língua Portuguesa, em três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II. Possui como objetivo retratar o processo vivido desde a inserção do estagiário no colégio, até o momento da regência, trazendo também reflexões sobre o sistema educacional e a importância do estágio na vida acadêmica do aluno do curso de Letras. Além disso, descreve os conteúdos trabalhados e as ações realizadas em sala — com destaque para o trabalho realizado com “Memórias Literárias”, gênero textual cobrado na Olimpíada de Língua Portuguesa em 2019 —. Os resultados desta experiência confirmam a importância do estágio supervisionado para a formação docente.
Downloads
Referências
PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. Saberes pedagógicos e atividade docente. 1ºed. São Paulo: Cortez, 1999. p.15.
PERRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor. Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. Não paginado.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DA UEL PROFESSOR JOSÉ ALOÍSIO ARAGÃO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL. Projeto Político-Pedagógico. Londrina. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/aplicacao/pages/arquivos/Projeto_Politico_Pedagogico.pdf Acesso em: 05 set 2019