O ensino de alunos portadores do transtorno de déficit de atenção-hiperatividade: o papel do docente e da universidade
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o trabalho em sala de aula com alunos portadores de Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade (TDAH). A partir de uma experiência do Estágio Curricular Obrigatório, serão levantados pontos acerca da inclusão desses alunos na escola, refletindo sobre como um professor deve agir ao se deparar com essa realidade. Será abordada ainda a relação entre teoria e prática docente, fazendo uma reflexão sobre a preparação dos graduandos em licenciatura em relação ao trabalho com alunos portadores de TDAH. Dessa maneira, levantaremos questionamentos sobre se os futuros docentes recebem uma boa preparação para auxiliar na aprendizagem de alunos com TDAH, apontando a necessidade de um trabalho em conjunto da escola e universidade para a formação de professores capacitados a incluir esses alunos.
Downloads
Referências
DEWEY, John. A Escola e a Sociedade e a Criança e o Currículo. Relógio D’ Água, 2002.
GOMES, Marcelo; VILANOVA, Luiz Celso Pereira. Transtorno de Déficit de Atenção-Hiperatividade na Criança e no Adolescente: Diagnóstico e Tratamento. Rev. Neurociências 7(3): 140-144, 1999.
KESTENBERG, Katia Vega. Hiperatividade X Agitação: Como identificar a diferença? Disponível em: https://www.psicologiaviva.com.br/blog/hiperatividade-agitacao/. Acesso em: 06/09/2019.
LIMA, Tatiana de. Processo de Inclusão de Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Disponível em: http://www.erh2014.pr.anpuh.org/anais/2014/341.pdf. Acesso em: 10/09/2019.
SOUZA, Gisele Maria de. Reflexões sobre a prática escolar para alunos hiperativos. Pedagogia em Ação, v. 2, n. 1, p. 1-103, fev./jun. 2010.