O trabalho lúdico com figuras de linguagem no ensino fundamental II

  • Giovanna Rocha UEL
  • Isabela Biazini Ribeiro UEL
  • Mariana Barroso Maroca UEL
Palavras-chave: estágio curricular obrigatório, lúdico, catacrese

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a experiência no estágio curricular obrigatório do curso de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, realizado no ensino fundamental II, como etapa importante na formação do aluno de graduação em licenciatura. Tomaremos por base as postulações teóricas dirigidas ao ensino feitas por Freire (1996) e Travaglia (2000) para a aplicação das matérias propostas. Para este trabalho, relataremos a experiência com as figuras de linguagens, em especial, a catacrese, tema aplicado em salas do nono ano. Para esse tema, apostamos em atividades lúdicas para enfatizar o caráter conotativo e para envolver os alunos no assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da língua portuguesa. 24. ed. São Paulo: Saraiva, 1973.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa / Evanildo Bechara. 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 174 p.

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexikon editora digital, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

VYGOTSKYI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Publicado
2023-05-30