A inclusão social dos imigrantes haitianos nas aulas de Língua Portuguesa: uma experiência empírica de estágio

  • Mayara Cristina Santos UEL
Palavras-chave: imigração, inclusão, estágio

Resumo

Apesar dos avanços no ensino de língua portuguesa e suas inovadoras aplicações didáticas em sala de aula, um assunto ainda pouco discutido nos debates que envolvem a educação, diz respeito ao intenso afluxo imigratório no país. Diante disso, uma importante questão é levantada, como realizar o processo de inclusão desses alunos imigrantes na escola? Sabemos que, embora portadores de uma carga cultural bem diversificada, é importante sempre termos em vista de que eles são parte integrante do corpo discente. Buscando levantar algumas questões sobre esse tema, o presente artigo buscará detectar como o ensino de português vem tratando essa problemática, tomando por base para a reflexão, as perspectivas dos alunos, e o observações em sala de aula. Para isso, serão analisadas duas turmas do ensino médio em aulas da disciplina da língua portuguesa. Sendo assim, buscaremos informações por meio de entrevistas com professores e questões levantadas com os alunos. A experiência ocorreu durante um estágio supervisionado do Curso de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF.

CASTILHO, Ataliba T. de. 1962. A língua portuguesa no Brasil. Revista ALFA I

CORACINI, Maria José. Discursos de imigrantes: trabalho de luto e inscrição de si. In KLEIMAN, Angela B. e CAVALCANTI, Marilda C. Linguística Aplicada suas faces e interfaces. Mercados das letras: São Paulo, 2007.

GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; SOARES, Solange Toldo. Estágio e sua relação com a pesquisa. In:_____. Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia: Unicentro Paraná. 2014.
Publicado
2023-06-02