O jornal na sala de aula: gêneros textuais uma forma de interação e uma prática educativa para ler o mundo

  • Sônia Maria Alves da Rocha UEL
  • Andréia da Cunha Malheiros Santana UEL
Palavras-chave: estágio, jornal, gêneros textuais

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar um relato sobre uma atividade de estágio bem sucedida, tal atividade teve como foco o trabalho com o jornal em sala de aula. Neste relato, demonstramos que o jornal é uma ferramenta útil, para ser trabalhada em sala de aula, uma vez que além de uma rica fonte de informações, ele pode ser utilizado para conhecer diversos gêneros textuais presente em cada caderno do jornal também pode ser usado como exemplo para produção textual, na prática de leitura, como fonte de informação para um debate e interação com o meio social, comparar com a internet e seus conteúdos e pesquisar. Para um estágio bem sucedido, independente do gênero a ser trabalhado é fundamental a parceria entre a orientação do professor regente na prática em sala de aula, se hoje podemos compartilhar esta gratificante vivência no ensino fundamental no Colégio Professor Paulo Freire é porque tivemos uma boa orientação e uma  efetiva participação da professora regente. Como conclusão, apontamos a necessidade de uma maior articulação da Universidade e dos cursos de licenciatura com a educação básica, nós percebemos o quanto esta ligação é importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEREDO, José Carlos de. GRAMÁTICA HOUAISS da língua Portuguesa. 4. ed. São Paulo, Instituto Houaiss, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 07 set. 2019.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1982.

KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor Aspectos Cognitivos da Leitura. 7. ed. Campinas São Paulo: Pontes, 2000.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A Formação da Leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1997.

LINO, Ana Paula Silva; SANTANA, Andréia Cunha Malheiros. O ensino de Língua Portuguesa através de um projeto de letramento: o jornal escolar. Signum: Estudos da Linguagem, v. 21, n. 3, p. 424-447.

MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Publicado
2023-06-02